Saiba o que evitar pra não piorar a situação

E aí galera, tudo bem?

A ansiedade embora pareça algo bobo e que muitas pessoas dizem ter da boca pra fora, pode se tornar uma doença séria.
É fato que você já deve ter se sentido ansioso em algum momento da sua vida, e isso é normal, aliás, um pouquinho de ansiedade dá até um gostinho de emoção em certas situações. O problema é quando esse sentimento é recorrente e em grande escala.

O transtorno pode gerar sintomas físicos e psicológicos, como medo exagerado, timidez, pensamentos negativos, perfeccionismo, insônia, tensão muscular e dores por todo o corpo, afetando muito na vida profissional e pessoal do indivíduo.

A pessoa ansiosa vive com a cabeça no amanhã, preocupada com o que pode dar certo ou não, se está fazendo algo de errado, se está incomodando, tomando a decisão certa, entre várias outras coisas que a levam a ter desgosto pela vida aos poucos.

Deu pra perceber que a ansiedade em excesso não é “mimimi” como muitos acham que é né? Então tenha paciência se você observar esses sintomas em algum conhecido e veja agora como não agir quando estiver em sua companhia: 

NÃO FORCE SITUAÇÕES

Algumas atividades que parecem simples, como interagir em uma roda de amigos, falar ao telefone, se apresentar, podem ser bem difíceis pra uma pessoa ansiosa. Por isso não critique a forma dela fazer as coisas, deixe que ela as faça no tempo dela.

NÃO ENROLE

Se você marcou algo, evite ao máximo furar. Se não puder mesmo comparecer, avise com antecedência, pois pode ter certeza que a pessoa ansiosa já se programou toda e não para de pensar no que tem pra fazer com você. Caso for se encontrar com ela, tente não se atrasar também e marque algo concreto antes de tudo.

FAÇA CRÍTICAS CONSTRUTIVAS

Como eu citei lá em cima, o perfeccionismo é uma característica forte dos ansiosos. Não saia falando mal do que eles fazem sem pensar duas vezes. Elogie seus acertos e faça críticas construtivas ou motivadoras em relação aos erros. Não diga “Nossa, isso aqui muito ruim!”, diga algo do tipo “E se fizer assim, o que você acha? Que tal?” 🙂

NÃO FALE QUE ELA É ANSIOSA

A pessoa ansiosa já sabe que é ansiosa, não fique lembrando ela a todo momento, pois isso só vai piorar as coisas! Se perceber uma crise de ansiedade acontecendo, foque em dizer e fazer com ela coisas que relaxem ou desvinculem seu pensamento do que está deixando ela assim.

CONHEÇA A FUNDO

Não seja mais um colega superficial. Quem sofre de ansiedade tem facilidade pra se achar um problema ou alguém “difícil“. Mostre que é bom estar em sua companhia, saiba o que a faz bem e o que não faz e estenda a mão sempre pra ouví-la e ajudá-la, ganhando intimidade e confiança. A sua amizade sincera já é um grande motivo pra deixar a pessoa mais relaxada.

E é mais ou menos isso! Acredito que as dicas desse post ajudam não só a convivência com pessoas ansiosas, mas entre todos, afinal, você sabendo respeitar e sendo gentil já pode fazer uma grande diferença no dia de alguém!

Share:
Written by Camila Paroche
Camila, 22 anos, São Paulo. Publicitária, criadora de conteúdo, apaixonada por entretenimento e tudo o que possa me desenvolver! Meu hobby? Música, filmes, séries, livros, fotografia e cuidar desse blog lindo haha ♡ Me acompanhe mais pelo Instagram: @camilaparoche