AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE SÃO ESSENCIAIS

E aí galera, tudo bem?

Andei super ocupada na última semana, mas não esqueci do blog não viu? E é em meio aos compromissos que tive, que decidi escrever no post de hoje um pouquinho sobre motivação e ambiente saudável no trabalho.

Infelizmente, não é todo mundo que trabalha com o que gosta ou se sente feliz com a sua função, equipe ou clima organizacional. Mas como se manter motivado ou buscar oportunidades que realmente possam se encaixar com o seu perfil?

Antes de tudo, é interessante que você identifique o que te dá prazer para realizar uma tarefa, seja na forma como a mesma é feita ou como ela é delegada. Ser transparente consigo mesmo e com os colegas de trabalho é a chave para uma boa relação, pois é através da habilidade de ouvir, ajudar e expor sua opinião sem afetar de forma negativa os demais que começa a se criar um ambiente saudável.

Reflita um pouco sobre o que você faz, por que você faz e como isso contribui para a sua vida e para a empresa. Realizar atividades sem motivo ou por obrigação fará com que você perca motivação e se sinta inútil. Uma dica bem legal, é você anotar tudo o que fez ao final do dia, assim além de se organizar melhor, você conseguirá enxergar o que te dá mais prazer em fazer.

A partir daí, o que não te agrada você poderá pontuar com o seu responsável, e quem sabe juntos não poderão encontrar uma maneira mais favorável de mudar o que não está bom?

O funcionário poder ter um espaço de autonomia consegue abrir muitas portas dentro de uma organização. Quando ele sabe que pode expor sua opinião dentro dos valores e objetivos da empresa e dar sugestões de melhoria, não só poderá deixar o resto da equipe motivada a trabalhar de forma diferente e a também ganhar voz, como mostrará sua preocupação em fazer o negócio crescer e aumentar sua competitividade no mercado.

Entretanto, tenha maturidade o suficiente para receber feedbacks de suas propostas e atitudes. É importante que você tenha noção de que deve ser uma via de mão dupla, onde você dá sua opinião sobre o que vê, mas também fica aberto a ouvir o que as outras pessoas também enxergam e você talvez não. Portanto, dê a devida importância para todos os outros colaboradores.

A mobilidade e flexibilidade dentro da empresa são outros pontos essenciais para que ela possa se manter ativa hoje em dia. Valorize a produção dos funcionários. Saia um pouco da caixa, não prenda-os. Não estou dizendo que eles não devem ter obrigações ou cumprir com suas tarefas, mas deixe-os que façam de uma maneira confortável para eles e que possam recuperar suas energias de vez em quando. O bom contribuinte saberá se organizar e atingir seus objetivos sem ferir os da organização.

Por fim, gostaria de indicar 5 livros caso você queira se desenvolver mais profissionalmente ou se aprofundar no assunto que foi tratado neste artigo:

A ARTE DE FAZER ACONTECER

Conheça o método GTD – Getting Things Done, criado por David Allen, que tem o propósito de diminuir o estresse e focar nos resultados.

Onde encontrar: http://amzn.to/2hq9PpQ

NOS BASTIDORES DA DISNEY

Quer saber o segredo para a Disney ter se tornado sucesso mundial? Esse livro te apresentará algumas estratégias que te ajudarão a fortalecer o relacionamento com os clientes e mais alguns detalhes que fazem toda a diferença.

Onde encontrar: http://amzn.to/2jT0U4t

PEIXE!


Livro em que os autores Stephen Lundin, John Christensen e Harry Paul narram uma parábola onde uma gerente ficcional precisa tornar sua equipe mais eficiente e para isso acontecer, acaba aprendendo muita coisa com os peixeiros de Pike Place, uma feira mundialmente famosa.

Onde encontrar: http://amzn.to/2wO6BSs

DESAFIANDO O TALENTO

Você não precisa ter QI elevado para ser um excelente profissional. Isso é o que Geoff Colvin aborda em seu livro. Se você quer se destacar e se tornar um profissional de sucesso, vale a leitura.

Onde encontrar: http://amzn.to/2wNZObm

CONSTRUINDO UM FUTURO DE SUCESSO


Oscar Schmidt, Francisco (pai de Zezé Di Camargo e Luciano) e Ana Maria Braga são apenas alguns nomes famosos que fazem parte de “Construindo Um Futuro De Sucesso”. A obra reúne histórias de empresários que alcançaram o que almejavam.

Onde encontrar: http://amzn.to/2xAYzk0

É isso pessoal! Espero que tenham gostado das dicas e se tornem ou se mantenham profissionais cada vez mais motivados! <3

Share:
Written by Camila Paroche

Camila, 22 anos, São Paulo.

Publicitária, criadora de conteúdo, apaixonada por entretenimento e tudo o que possa me desenvolver!

Meu hobby? Música, filmes, séries, livros, fotografia e cuidar desse blog lindo haha ♡

Me acompanhe mais pelo Instagram: @camilaparoche