Ama filmes históricos ou baseados em fatos reais? Então essa lista é pra você!

E aí galera, tudo bem?

Amanhã tem feriadão já com um pézinho no final de semana! Pra quem tá afim de ficar tranquilo no dia que comemora a Independência do Brasil, que tal alguns filmes pra entender mais sobre o nosso país e história em geral? 

O DESCOBRIMENTO DO BRASIL

Foto: Reprodução

Filme de 1936 de um dos mais importantes cineastas do Brasil: Humberto Mauro. O longa conta com uma trilha sonora de Heitor Villa-Lobos e retrata a chegada dos portugueses no país com trechos da carta de Pedro Vaz de Caminha.

GETÚLIO

Foto: Reprodução

Vivido pelo ator Tony Ramos, Getúlio mostra o político isolado no Palácio do Catete após ser responsabilizado pelo atentado do jornalista Carlos Lacerda. Pouco depois, ele acaba se suicidando no quarto onde ficava.

TROIA

Foto: Reprodução

Super famoso e indicado ao Oscar de Melhor Figurino em 2005, o filme aborda a Grécia Antiga e Helenística. Troia relata as batalhas entre os reinos de Troia e Esparta. Especificamente quando o príncipe troiano Páris (Orlando Bloom) se apaixona pela esposa de Menelau (Brendan Gleeson), rei de Esparta, e seu irmão Agamemnon (Brian Cox) decide usar isso como motivo pra declarar guerra contra Troia e conseguir o controle do Mar Egeu.

O RESGATE DO SOLDADO RYAN

Foto: Reprodução

Outro clássico do cinema, dessa vez retratando a Segunda Guerra Mundial, o filme de Steven Spielberg mostra o ataque na costa da Praia de Omaha e o Capitão John H. Miller (Tom Hanks) na busca do paraquedista James Francis Ryan (Matt Damon). A produção foi responsável pelo segundo Oscar de Melhor Diretor à Spielberg.

DIAMANTE DE SANGUE

Foto: Reprodução

Filmásso que tem como objetivo exibir o lucro dos senhores de guerra e empresas através dos diamantes que são extraídos em zonas africanas e vendidos pra financiar conflitos. O elenco conta com Leonardo DiCaprio, Jennifer Connelly e Djimon Hounson.

XICA DA SILVA

Foto: Reprodução

Em plena ditadura brasileira, Xica Da Silva é mineira, negra e escrava, só que através de muita luta conseguiu se tornar a mulher mais poderosa da região. Baseado em fatos reais, a trama interpretada por Zezé Motta e Walmor Chagas é narrada pelo escritor João Felício dos Santos.

O SOL É PARA TODOS

Foto: Reprodução

Filme de 1963, O Sol É Para Todos foi considerado o primeiro a exibir o racismo como ele realmente é. A história gira em torno do jovem negro Tom Robinson (Brock Peters) sendo acusado de estuprar Mayella Violet Ewell (Collin Wilcox Paxton) que é branca, e Atticus Finch (Gregory Peck) se propondo a defender o rapaz quando a sociedade o incrimina mesmo sendo inocente.

INDEPENDENCE DAY

Foto: Reprodução

Longa mais famoso sobre a Independência dos Estados Unidos, a ficção aborda uma invasão alienígena na Terra. Um grupo específico de pessoas mais o resto da população lutam pra o contra-ataque da humanidade no dia 04 de julho no deserto de Nevada. Will Smith, Jeff Goldblum, Bill Pullman e Margaret Colin são alguns nomes do elenco.

OS INCONFIDENTES

Foto: Reprodução

Os Inconfidentes está presente na lista de 100 melhores filmes brasileiros da história, feita pela Associação Brasileira de Críticos do Cinema. Como o nome já fala, o drama retrata a Inconfidência Mineira do começo ao fim, além da execução de Tiradentes, interpretado por José Wilker. A produção ganhou troféu da Associação Paulista de Críticos De Arte (APCA) na categoria de Melhor Filme.

FAHRENHEIT 9/11

Foto: Reprodução

O documentário americano discute os atentados de 11 de setembro de 2001, a invasão do Iraque e as relações entre as famílias de George W. Bush e Osama Bin Laden. O diretor Michael Moore foi também escritor e participante do filme que ganhou Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2004.

Bora maratonar? Se você já assistiu algum desses filmes ou acha que tá faltando outro na lista, comente aqui!

Share:
Written by Camila Paroche
Camila, 22 anos, São Paulo. Publicitária, criadora de conteúdo, apaixonada por entretenimento e tudo o que possa me desenvolver! Meu hobby? Música, filmes, séries, livros, fotografia e cuidar desse blog lindo haha ♡ Me acompanhe mais pelo Instagram: @camilaparoche