Atenção Plena ajuda no desapego com o passado e preocupações com o futuro

E aí galera, tudo bem?

O Mindfulness ou Atenção Plena, é uma das técnicas que nos ajudam a relaxar, nos desprendermos do passado e a controlarmos a ansiedade.

De origem budista, ela tem como objetivo ajudar no controle mental, deixando nosso cérebro mais racional e menos propenso aos erros causados pelo desespero e impulso. Durante a prática, deve-se focar apenas no momento presente e observar o que estiver a sua frente.

A melhor forma de praticar é procurar um local tranquilo para que você consiga manter a postura e prestar atenção para onde seu olhar dirigir. Além do exercício, é importante que você recicle algumas atitudes do dia a dia, como evitar julgamentos e ter paciência com as coisas que acontecerem na sua vida, simplesmente deixar fluir. Outro ponto importante é a confiança em si mesmo e se desviar da criação de expectativas.

Tenha em mente que os problemas e dificuldades que aparecem na sua vida tem tudo a ver com a forma que você lida com eles. Tudo depende do peso que você dá para as coisas ao seu redor.

Trabalhando a mudança de atitude e a prática da Atenção Plena em conjunto com certeza mudará a forma como você vive hoje. Algumas dicas rápidas para incluir o exercício na sua rotina:

Torne-a um hábito

Não precisa forçar nada. Apenas vá incluindo aos poucos no seu cotidiano e reserve um momento propício do seu dia para o relaxamento.

Pratique em um período suficiente

Nada muito longo nem muito curto. Faça por um tempo que a sua mente é capaz de se concentrar e que dê prazer. Não estenda se isso for dificultar a inclusão da Atenção Plena na sua vida, mas também não deixe de dar a atenção necessária. Você pode escolher um período entre 15 e 45 minutos, é com você!

Cuide do seu espaço

Escolha um cantinho onde você sabe que se sentirá a vontade, silencioso, e você até pode decorar e organizar do seu jeito se isso for te fazer melhor.

Encontre a sua postura

Essa pode ser uma das maiores dificuldades no começo, mas assim que conseguir encontrar a melhor postura pra você, acostuma. Procure por posições que te deixem concentrado e acomodado ao mesmo tempo. Geralmente utiliza-se a sentada, de pernas cruzadas com as mãos apoiadas, pois favorece o fluxo de respiração e a passagem de ar do nariz até o pulmão.

Não se esqueça do propósito

Tá se sentindo muito estressado, ansioso, agressivo, sobrecarregado e por isso acha uma boa começar a prática? Então sempre lembre disso! Vai te ajudar a se manter motivado e focado no novo comportamento que você irá tomar de agora em diante.

Se você sentir muita dificuldade, pode procurar a ajuda de algum profissional e verá que a vale a pena, pois todos os dias acordará renovado e pronto para enfrentar qualquer situação.

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Written by Camila Paroche
Camila, 22 anos, São Paulo. Publicitária, criadora de conteúdo, apaixonada por entretenimento e tudo o que possa me desenvolver! Meu hobby? Música, filmes, séries, livros, fotografia e cuidar desse blog lindo haha ♡ Me acompanhe mais pelo Instagram: @camilaparoche